Senhores Pais e/ou Responsáveis,

Estamos passando por um momento difícil e preocupante que afeta todos os setores, inclusive a educação formal de crianças, jovens e adultos. Isso requer medidas paliativas, de modo a garantir o cuidado, o zelo, a atenção e a dedicação necessárias no período em que as aulas estarão temporariamente suspensas. Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina está disponibilizando uma série de atividades, jogos e brincadeiras com o propósito de auxiliar na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

As atividades, relacionadas às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, podem ser acessadas diretamente na tela do computador ou celular. Os alunos que não têm impressora em casa podem realizar as atividades no próprio caderno, copiando apenas as respostas das questões.  Sugerimos que as atividades sejam realizadas juntamente com os pais ou responsáveis e, na medida do possível, de forma autônoma. Porém, é importante o acompanhamento para que as crianças se sintam seguras.

Sabemos que o incentivo, a participação e o acompanhamento dos pais ou responsáveis na vida escolar dos nossos alunos favorece a aprendizagem. Nesse sentido, apresentamos algumas dicas de atitudes que qualificam esse apoio de extrema relevância:

1. Defina um horário para a criança fazer as tarefas – isso ajuda a manter não só uma rotina de estudos, mas desenvolver o hábito de estudar.
  2. Acompanhe os estudos da criança – oriente seu filho a realizar a atividade com autonomia. Quando ele concluir uma atividade faça a correção. Caso não consiga realizar a correção, procure ajuda e compartilhe as dificuldades. Atenção: “Não faça pela criança”
  3. Reserve um ambiente adequado para a realização das atividades – para ajudar na concentração e no foco nas atividades, o local deve ser tranquilo, sem muita movimentação e barulho. É importante que a criança permaneça atenta durante os estudos.
  4. Disponibilize materiais complementares -veja o que a atividade requer para sua execução e providencie para que a criança possa realizá-la sem precisar ficar saindo do local em busca de materiais. Se não tiver o material sugerido na atividade, use a criatividade e substitua-o, caso seja possível.
  5. Valorize as atividades que a criança realizou – sempre que a criança concluir uma atividade, aprecie e valorize o que ela fez, isso fortalece a relação entre vocês e serve de incentivo para que ela se dedique mais aos estudos.

No conjunto das dicas citadas, destacamos o que consideramos mais importante: é preciso estar junto da criança e valorizar seus avanços e crescimento, respeitando seu ritmo de aprendizagem.

Apesar das circunstâncias, a Secretaria Municipal de Educação deseja que esse seja um período de vivência em família e de aprendizado para todos.