6ª Semana

ATENÇÃO ORIENTADOR:

    • Esta página tem orientações para trabalhar a história sugerida com a criança de diferentes formas durante a semana ;

    Dicas importantes:

    • “Crie o clima” para a “Hora da história”:
    • Organize um ambiente calmo e tranquilo sem distrações como televisão, som ligados ou mesmo pessoas conversando  próximo;
    • Aprenda a história antes, isso lhe dará mais segurança na hora de conta-la.

Leitura da 5ª Semana

Clique aqui e faça leitura

Credito: Blog da Leiturinha


Clique aqui e faça leitura

Credito: Professora Márcia Fernandes. Blog Toda Matéria


Clique aqui e faça leitura

Credito: Professora Daniela Diana. Blog Toda Matéria

Clique aqui e faça leitura

Autora: Sônia Miranda/ Pra Boi Dormi


Clique aqui e faça a leitura

Professora Daniela Diana. Blog Toda Matéria

4ª Semana

ATENÇÃO ORIENTADOR:

    • Este arquivo tem orientações para trabalhar a história sugerida com a criança de diferentes formas durante a semana ;

    Dicas importantes:

    • “Crie o clima” para a “Hora da história”:
    • Organize um ambiente calmo e tranquilo sem distrações como televisão, som ligados ou mesmo pessoas conversando  próximo;
    • Aprenda a história antes, isso lhe dará mais segurança na hora de conta-la.

Leitura da 4ª Semana

 

Neste livro, vamos acompanhar um dia de aula numa escola muito divertida: a do Marcelo. Tomara que ela seja como a sua, cheia de amigos e atividades interessantes para fazer. No final, ainda é possível se divertir com as brincadeiras preparadas especialmente para os leitores dessa série.

Autora: Ruth Rocha

 

A autora apresenta a história de uma arara que vivia a cantar, cantar e cantar. Mas tanta cantoria já está incomodando os outros bichos, seus vizinhos…

 Autor: Sônia Junqueira

Mimosa vive numa fazenda onde as vacas são especiais. Elas fazem coisas pra lá de loucas, como dar cambalhotas e andar de bicicleta. Mas ela não sabe fazer nada de diferente, por isso, sente-se triste. As galinhas, então, tentam ajudá-la a fazer algo diferente: botar e chocar um ovo.

Autor: Andy Cutbill

 

O autor Milton Camargo conta a história de uma Joaninha que se depara com a dificuldade de vender sapatos para quando as freguesas são a Centopéia e sua filha.

Autor: Milton Camargo

 

Filó  Filomena  da   Gema,   uma   ratinha   cor-de- rosa de rabinho azul-escuro, tem um sonho. Sonha com um ratinho amarelo de rabinho azul-escuro. E quer porque quer se casar com ele. Vários pretendentes de tudo quanto é jeito aparecem para pedir sua mão em casamento.

Autor: Audrey Wood

Autora:Telma  Guimarães

 

A aventura de um sapo na festa do céu” traduz a feliz e harmoniosa relação entre os animais. A amizade marcada pelo respeito às diferenças faz com que, de forma generosa, uns auxiliem os outros a alcançarem o objetivo de todos: divertir-se muito na grande e tão esperada festa do céu.

Autor: Leônidas Azevedo Filho

3ª Semana

ATENÇÃO ORIENTADOR:

    • Este arquivo tem orientações para trabalhar a história sugerida com a criança de diferentes formas durante a semana ;
    • O livro está disponível para download no link “Dica de livros”;

     

    Dicas importantes:

    • “Crie o clima” para a “Hora da história”:
    • Organize um ambiente calmo e tranquilo sem distrações como televisão, som ligados ou mesmo pessoas conversando  próximo;
    • Aprenda a história antes, isso lhe dará mais segurança na hora de conta-la.

Leitura da 3ª Semana

 

Autora: Tatiana Belinki

 Autor: Ruth Rocha

Autor: Alexandra Prasinoa Bernal

Autora: Eva Furnari

Autora:Telma  Guimarães

Autor: Stephen Michael King

Autora: Ana Maria Machado

 

Autor: Anna Llenas

 

Coleção pequenas LiçõesPequenas Lições

Leitura da 2ª Semana

A CASA É FEIA

Atividade: Segue o link rápido para você ler – Conto infantil que narra a história de três crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade; Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto compreende a importância da amizade.

Autor: Ruth Rocha

 

 –  Um coelhinho se esforça para mostrar o amor que ele sente pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor. Em Adivinha quanto eu te amo encontramos o Coelhinho e o Coelho Pai, bem na hora de ir para cama.

 Autor: Sam McBratney 

 

Existem diversos tipos de gatos, de muitas cores, cada qual com suas peculiaridades e manias. Neste livro, Bia Villela nos apresenta os felinos com divertidos poemas de quatro versos e imagens coloridas de linhas marcantes, apresentando as cores aos pequenos leitores.

Autor: Bia Villela

– Neste livro a autora conta a história do camaleão queria a todos agradar. Mas será que isso pode funcionar? Pois quem a si mesmo não agrada também jamais vai conseguir agradar outro alguém…

Autor: R Rocha

Mateus é negro como a noite e escuro como um mistério. E é um menino adoptado. A sua mamã conta- lhe que ele nasceu numa ilha muito distante…

Autora: Marisa López Soria

Clássico do escritor Jean de La Fontaine, que retrata a história da formiga que trabalha durante a primavera, o verão e o outono para que no inverno ela esteja abastecida e não precise procurar comida.

Autores: Andréia Aparecida Terriaga, Gilberto Clemente Barbosa e Maira Luci Barbosa

É uma história que nos fala sobre o relacionamento entre um pai e seu filho. Muito calado, pai e filho pareciam não ter assuntos, cada uma no seu mundo, vivendo seus próprios interesses.

Autor: Stephen Michael King

Nesse conto a autora retrata sobre um ratinho muito comilão chamado RóiRói. Ele morava com a família num pequeno bueiro. Sua mãe, uma rata muito simpática chamada Zana, tinha outros filhos, mas nenhum tão guloso quanto RóiRói.

Autora: Lenira Almeida Heck

 

A autora conta a história de um monstrinho fofo que está com as emoções bagunçadas… Então uma menina o ajuda a organizar suas emoções: a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma.

Autor: Anna Llenas

 

O livro ilustrado, que faz parte da coleção Terapia Infantil, ensina aos pequenos a lidar com as dificuldades da vida, como por exemplo, a perdoar, seja a um amiguinho que não o escolheu para o seu time ou seja a como agir quando alguém o magoa, mesmo porque a falta de perdão pode gerar grandes confusões.

 Editora Soler. Coleção Pequenas Lições

 

O bichinho da maçã sempre se deu bem com os animais do circo e adora brincar com eles. Mas, na realidade,  o  bichinho  mostra  que  quem  é  mesmo  de circo é ele próprio, pois dança na corda bamba todo o dia, escapando do perigo. Ilustrações de Ziraldo.

Autora: Ziraldo

Leitura da 1ª Semana

A CASA É FEIA  Conto infantil que narra a história da casa de um gato que todos criticavam, pois sempre a achavam feia já que nela faltava algo. Então, o gato sempre acrescentava na casa aquilo que sugeriam, até que um dia todos afirmaram que a casa estava linda.

Autores: Mary França e Eliardo França

O livro apresenta um enredo acumulativo que encanta as crianças, através de repetições que dão um tom sonolento à leitura. A cada página, novos personagens aparecem para dormir na cama, até que uma pulga saltitante pica o rato e começa a acordar todos os outros.

 Autor: Audrey Wood

Alegre e encantador, falando de uma menina tímida em seu mundo silencioso, este livro aborda com leveza e graciosidade uma questão importante; o que significa uma menina em um cantinho, sem utilizar a fala, que ‘é a melhor maneira de se expressar’? Valorizando os benefícios da comunicação oral e ressaltando a importância da fala, o livro promove um encontro entre a escola e uma menina tímida que precisa falar para se relacionar adequadamente com o mundo em que vive.

Autor: Marciano Vasques 

Laura é uma garotinha (como toda criança) bem curiosa e uma das questões que mais a intrigam (e a seus colegas de escola também) é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo ”livro secreto das princesas” e, com ele, a confirmação: ”sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!”.

Autores: IIan Bremman e Ionit Zilberman 

Narra a história de um Coelhinho muito observador. Ele morava perto da escola e vivia a espiar os acontecimentos que lá aconteciam, inclusive a explicação da professora. Até que um dia, o Coelhinho Zezé achou tudo estranho: Cadê todo mundo?

Autora: Jane Prado

Conta a história de um menino que descobriu a importância das palavras e que as palavras são como gente…

Autor: Cineas Santos 

A história de uma gata e um gato listrados que, depois de um casamento no telhado, tiveram uma gatinho muito engraçado!

Autora: Sylvia Orthof

A história de como Joãozinho foi, aos poucos, reconhecendo no mundo (nos outdoors, nas placas de rua, nos jornais) as letras que a professora ensinava na escola. Mas seria um título burocrático, sem graça e sem poesia.

Autora: Ruth Rocha 

Os medos que eu tenho apresenta medos básicos e comuns a todos os seres humanos e propostas de resolução desses conflitos. Em Tenho medo mas dou um jeito, vemos como lidar com os medos saudáveis, aqueles que nos alertam para os “perigos da vida”, e por isso mesmo sinalizam novas maneiras de lidar com essas situações. 

 Autores: Ruth Rocha e Dora Lorch